Saiba como antecipar sua aposentadoria por idade

Por admin • fev 6th, 2009 • Categoria: Últimas Notícias

Segurado que pediu benefício antes das novas regras e ainda não conseguiu, pode fazer novo pedido para se aposentar em meia hora, mas perde atrasados

A aposentadoria por idade a trabalhadores urbanos passou a ser concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em um prazo de 30 minutos. A possibilidade voltada para aqueles que já agendaram o atendimento pessoalmente, pela internet ou através da central telefônica 135.
No entanto, esse período passou a valer somente a partir do último dia 05 deste mês, o que deixa dúvidas sobre os segurados que ingressaram com pedido do benefício antes das novas regras e ainda não receberam o primeiro pagamento. Isso porque, até a entrada em vigor da regulamentação, o tempo médio para a liberação dos pedidos era superior a 30 dias a partir do dia de atendimento, informa a própria Previdência Social.

Isso ocorria porque, anteriormente, o INSS exigia que o segurado provasse com documentos seu período total de contribuição. Os comprovantes seguiam para análise e o segurado recebia o pagamento somente após o processamento do pedido, o que poderia levar 30 dias. Atualmente, o processo continua o mesmo, mas a concessão é agilizada pelos dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) para checagem das contribuições.

Assim, seria possível cancelar o pedido que ainda está sendo analisado e retornar para o atendimento e ser beneficiado pelas regras atuais, que prevêem prazo de concessão em apenas meia hora? A Previdência Social confirma a possibilidade, mas com uma ressalva importante: com essa estratégia, o beneficiário perde os atrasados – valor acumulado que se tem direito e considerado a partir do dia da solicitação da aposentadoria.

Desta forma, o segurado fica sem receber os atrasados porque a data mudará no momento em que fazer um novo pedido, isto é, passará a valer a data do dia em que ele for atendido para a concessão em meia hora.

De acordo com os últimos dados da Previdência Social em novembro, cerca de 77 mil benefícios, entre todos os tipos, aguardavam resposta do INSS há mais de 45 dias. Desse total, 48.402 esperavam por pendências do próprio INSS, enquanto o restante ainda carecia de entrega de documentos. Os números incentivam o segurado que já ingressou com o pedido antes do dia 5 deste mês, mesmo com a perda dos atrasados.

Como fazer

Para cancelar o pedido feito anteriormente, o interessado deve procurar o posto onde ingressou com a solicitação. O funcionário do INSS vai checar se os dados batem com os registrados no CNI. Se tudo tiver correto, basta marcar uma nova data pela central 135 para voltar ao posto no dia e horário marcados para poder se aposentar em meia hora.
Entretanto, existe um tempo de espera para a realização do novo atendimento. No Estado de São Paulo, por exemplo, a espera existente entre o agendamento e atendimento chega a sete dias, em média.
A possibilidade de cancelamento do pedido anterior só é vantajosa para quem tem poucos valores atrasados a receber. Se a documentação do segurado for mais completa que os dados registrados no CNI, a recomendação é aguardar a concessão do pedido feito antes de 5 de janeiro.

A aposentadoria por idade para trabalhadores urbanos é concedida para aqueles com idade a partir de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres. Além da idade prevista, é preciso que o trabalhador tenha feito pelo menos 180 contribuições – o equivalente a 15 anos. Para quem foi inscrito na Previdência Social antes de 25 de julho de 1991, o número exigido de contribuições é menor.

Tagged como: , ,

10 Comentários »

  1. meu nome é valdeci dos santos Oliveira trabalho na área de saúde hospitalar sou técnica de enfermagem a minha atividade é cc,centro de material e esterelização,enfermaria,pronto socorro ,emergência etc tenho contato com produtos químicos e biológicos o meu horário de trabalho é serviços noturnos e 16 anos de trabalho,trabalhei na mesma época em outra unidade hospitalar 10 anos quero saber si com esse tempo de contribuição e 51 ano de idade eu
    posso dar entrada na aposentadoria

  2. francisco sales filho on outubro 22nd, 2009 at 9:54:

    meu nome é francisco sales filho , faço 53 anos em dezembro 2009, tenho 34 anos de contribuição e me encontro à 8 meses desempregado.
    PERGUNTA ?
    POSSO ME APOSENTAR ? ME AJUDA POR FAVOR.
    QUE DEUS TE ABENÇOE GRANDEMENTE.

    desculpe-me estava errado o gmail.

  3. tenho 37 anos e pouco tempo de carteira assinada, mas gostaria de pagar os anos atrasados. como posso fazer isso?

  4. Vou lher passar algumas alternativas:

    1) – Fale com um advogado, amigo que trabalhe na áreas trabalhista.
    2) – Ligue para o número 135 e tire suas dúvidas.
    3) – Inscreva-se urgentemente como desempregado.
    4) – Compre uma revistinha, nas bancas, sobres as 500 questões resposdidas sobre o INSS.

    Obs.: Acredito que você já pode, sim, se aposentar por proporcionalidade.

  5. ola faço 53 anos em agosto de 2010 e ja tenho 35 anos de contribuiçao, gostaria de saber se ja posso entrar com o pedido para aposentadoria ou espero completar os 53 anos de idade que sera daqui a 3 meses espero respostas obfrigado

  6. ola faço 53 anos em agosto de 2010 e ja tenho 35 anos de contribuiçao, gostaria de saber se ja posso entrar com o pedido para aposentadoria ou espero completar os 53 anos de idade que sera daqui a 3 meses espero respostas obfrigado

  7. ola ja tenho 60 anos e nao cosigo aposentar me ajude

  8. boa Tarde
    Por gentileza existe algum beneficio ou isenção para uma pessoa que doou um rim?Doação entre vivos.
    Li algo sobre 5 (cinco) anos isenção de contribuição junto ao INSS, procede.
    A mesma tem 11 anos de recolhimento de INSS e esta com 54 anos.
    Gratissima
    Vera Maria
    Se possivel:Aguardo retorno no e-mail.

  9. Boa tarde tenho 57 anos de idade e 23 de contribuição, gostaria de saber se posso adiantar o pagamento desses 8 anos que faltam para eu conpletar 30 anos trabalhados e me aposentar?

    obrigado

  10. trabalho na area de higiene hospitalar gostaria de saber se conta insalubridade para aposentar tenho 23 trabalhado e 48 anos

Comente