Cartão Nacional de Saúde agora é obrigatório aos beneficiários de planos de saúde

Por admin • jul 2nd, 2012 • Categoria: Planos de Saúde, Últimas Notícias

Governo federal toma a medida para poder cobrar dos planos os atendimentos realizados aos seus beneficiários

O Ministério da Saúde identificou que cerca de 30 milhões de beneficiários de planos de saúde têm um numero no SUS (Sistema Único de Saúde). Essas informações vão ser repassadas à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que, ato contínuo, montará um cronograma para que as operadoras procedam a inclusão desse número nas carteiras dos planos de saúde. A partir de junho todos os planos serão obrigados a fornecer o número aos seus clientes.
Com essa medida ficará mais fácil para o governo cobrar dos planos os atendimentos realizados a seus beneficiários pelo SUS. Esta discussão já é antiga e o governo entende que, se o usuário contribui com plano de saúde, é desta operadora a obrigação de garantir o pagamento do seu tratamento. Além do ressarcimento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirma que isso facilitará o acesso ao histórico clínico do paciente.
O ministro informou ainda que o usuário não precisará ir a uma unidade pública de saúde para conseguir seu cartão do SUS, pois este será fornecido pelas operadoras. Ele esclarece também que o atendimento será garantido aos clientes de planos privados, mesmo sem o documento. O universo de beneficiários de planos de saúde gira hoje em torno de 47 milhões de pessoas.
Desde março os hospitais e clínicas que atendem também ao SUS são obrigados a registrar o número do cartão dos pacientes em formulários de atendimentos complexos, como internação, sessão de quimioterapia, hemodiálise e transplantes. Em 2011, o ressarcimento dos planos ao SUS bateu a marca de R$ 82,8 milhões, cinco vezes maior que a arrecadação anterior. Este aumento está vinculado à esta nova metodologia.

Tagged como: , ,

Comente